O que fazer no bairro histórico Jaraguá
11/04/2023
Passar o dia curtindo as praias de Maceió é uma delícia, mas conhecer a parte histórica da cidade é indispensável para um mergulho completo em nossa cultura.
Venha conhecer um pouco mais sobre o bairro histórico do Jaraguá, que hoje virou point cheio de atrações culturais!
O bairro de Jaraguá sempre teve um papel muito importante para a cidade. De acordo com historiadores, o bairro era uma aldeia de pescadores que surgiu antes mesmo da povoação de Maceió. É no Jaraguá que se encontra o porto, ponto de partida para o crescimento da cidade, pois neste local se movimentava o comércio. O bairro ainda mantém seus prédios históricos, armazéns, museus e igrejas centenárias que podem ser visitadas.
Se você é fã de arquitetura, prepare a câmera! O bairro é repleto de histórias e muitas lembranças ainda vivem na arquitetura de seus prédios preservados. A Associação Comercial Alagoana, por exemplo, é um dos prédios mais bonitos e marcados pelo seu estilo neoclássico. Os postes do bairro são originais da França e no Jaraguá foi fixado o terceiro protótipo original da estátua da liberdade. Legal, né?
Durante o dia, existem várias opções para visitar, como assistir o pôr do sol da Capelinha do Jaraguá, um ponto instagramável com vista para o mar, a céu aberto, e que pode ser reservado para cerimônias. Outro ponto criativo da região é a Moldura Fotográfica, ideal para quem busca registrar a cultura maceioense. A moldura está localizada na Praça Dois Leões, no Jaraguá, em frente ao Museu da Imagem e do Som (MISA), que é um dos mais frequentados centros culturais da cidade de Maceió, com um rico acervo que inclui equipamentos antigos de som, aparelhos de filmagem, fotografias, discos de vinil, livros e documentos diversos sobre o setor.
Vale a pena visitar também o Centro de Convenções, palco de exposições, cinema, teatro e outras manifestações artísticas e culturais. Além dele, o bairro conta com o Memorial à República; o Museu da Tecnologia; a Casa do Patrimônio (IPHAN Alagoas); a Fundação Teotônio Vilela e o próprio Porto de Maceió, que é um dos maiores exportadores de cana-de-açúcar.
Se você gosta de conhecer locais mais animados durante a viagem, a noite do Jaraguá é super movimentada. Alguns de seus armazéns passaram por um processo de reutilização e aproveitamento para novas funções. Então, o local mais antigo e nostálgico da cidade de Maceió, virou point, com diversos bares e casas de festas.
Outra excelente opção para o turista é o Mercado 31: antigo armazém de açúcar que virou o mais novo galpão de 2.800 metros quadrados, com artesanato local, gastronomia e música.
Não perca a oportunidade de conhecer esse bairro cheio de atrações históricas!
Vem para Maceió e está buscando hospedagem nas melhores localizações da cidade? Confira as acomodações da MME Hotéis, o grupo tem opções para todos os gostos. Reserve clicando aqui!
Vai curtir com a galera e prefere alugar uma casa? A MME Hospitalidade tem as melhores casas por temporada de Alagoas, faça sua reserva clicando aqui!
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.