Você conhece a história do famoso Gogó da Ema?
20/08/2021
Segundo os registros históricos, o Gogó da Ema foi plantado por uma moradora antiga, Constância Araújo, e se tornou local de encontros de amigos e ponto turístico de Maceió. Virou símbolo da cidade e ganhou esse nome por causa do formato torto do tronco, causado por uma praga de insetos que atacou o coqueiro nos primeiros anos de vida. Alguns registros históricos também mostram que o coqueiro foi plantado na área próxima ao atual farol de Ponta Verde, que na época não existia. Por isso, jangadeiros e pescadores que voltavam do mar tinham o Gogó da Ema como referência.
Foi também inspiração para poetas e músicos. Em 1961, os compositores Luis Vanderlei e Miguel Lima fizeram uma música em homenagem ao coqueiro.
O Gogó da Ema caiu por causa do avanço do mar. Os governantes da época tentaram reerguer o coqueiro e até um guindaste foi usado mas não deu certo. Como homenagem ao símbolo da cidade foi construída a Praça Gogó da Ema, no bairro da Ponta Verde, que tem no centro um monumento ao coqueiro.
Gostaram da história deste monumento tão importante da história de Maceió? Não esquece de visitar a Praça Gogó da Ema quando tiver em Maceió, hein?!
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.