Já conhece o Marco dos Corais?
17/02/2023
Inaugurado oficialmente na tarde do dia 1 de abril de 2022, o mais novo ponto turístico da orla de Maceió é o Marco dos Corais, uma ampla praça dentro do mar. Contemplado com a paradisíaca paisagem dos mares da Ponta Verde e Pajuçara, o Marco dos Corais conta com espaços pensados para o público confraternizar, descansar e apreciar as belezas dos corais e da praia.
Além de cumprir uma função social de conscientização sobre a preservação dos corais, o Marco logo se tornou um local de convivência entre amigos, casais e famílias. Ideal para um piquenique no final da tarde, para quem deseja registrar as belezas de Maceió em um ponto super instagramável ou até mesmo para aquela parada rápida durante a caminhada na orla.
Acompanhar do Marco dos Corais o nascer e pôr do sol ou o luar refletindo no mar já é um espetáculo, mas o local também conta com um projeto luminotécnico que complementa as características arquitetônicas do espaço.
Um fator interessante sobre esse espaço é que sua história não começou apenas em 2022. Antes de se tornar o Marco dos Corais, desde a década de 70 até os anos 2000, existia naquele local o antigo Alagoinhas.
O Alagoas Iate Club, vulgo Alagoinhas, foi inaugurado em 1970 na praia de Ponta Verde. Ele funcionava através dos serviços de sócios e convidados e oferecia um espaço de parque aquático com piscinas, quadra poliesportiva e salão de festas. Apesar das variadas opções de entretenimento, em 2005 as atividades do clube foram encerradas, deixando o espaço do Alagoinhas sem utilização.
Devido à falta de manutenção, o poder público interviu e deu início a um extenso processo de novos projetos para reutilização do espaço. Apenas ano passado, 17 anos depois, conhecemos o resultado de toda essa espera com o Marco dos Corais.
No inicio de fevereiro deste ano (2023) o monumento do cavalo-marinho, que já existiu no local e era uma referência ao antigo Alagoinhas, foi reinstalado no mar da Ponta Verde. O cavalo-marinho faz parte da nossa biodiversidade e simboliza a conexão com o mar. A escultura é recebida como um resgate à memória do antigo Iate, com cores e toques de arte contemporânea.
Vale a pena fazer esse passeio regado de histórias e belezas naturais da nossa cidade. Vem conhecer Maceió!
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.