Pajuçara: História e curiosidades de um dos bairros mais populares de Maceió.
06/08/2021
O bairro da Pajuçara surgiu no século passado, com um balneário para as famílias ricas que residiam em Bebedouro, Farol e no Centro. Era considerado distante, e a maioria da população era formada por pescadores. Alguns historiadores afirmam que a origem do nome é indígena e é escrito “Pajussara”. Assim seguiram os fundadores do iate Clube Pajussara, no início da década de 1950. Mas o nome do bairro e da praia é conhecido no país inteiro com “ç”.
Na visita do Imperador Dom Pedro II a Maceió, em 1859, o bairro da Pajuçara já existia. Ele visitou o local, que era pouco habitado com algumas casas de veraneio e muitos casebres de pescadores. O Imperador achou a enseada muito bonita. Por aqui viveu sua infância o ator Paulo Gracindo, que fez carreira brilhantes no teatro e na televisão, ganhando recentemente uma escultura em sua homenagem, localizado no bairro em que nasceu.
Segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda – também alagoano e conhecedor do bairro – Pajuçara significa “muito grande”, de grande corpo e estatura. Ficou curioso com a história do bairro e deu vontade de vir conhecer? Então se liga nesta dica de hospedagem:
Localizado em frente às piscinas naturais da Pajuçara, o Hotel Acqua Suítes oferece a comodidade de se estar à beira mar da praia que é um dos cartões postais mais bonitos da cidade. Para quem quer aproveitar o melhor da cidade sem abrir mão do conforto e do estilo, percebido em seu design arrojado. O temático Acqua foi baseado na frase que mais caracteriza nosso estado: “o paraíso das águas”.
Se interessou? Então faça aqui sua reserva.
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.