Rua Fechada: um espaço para lazer e diversão em Maceió
05/03/2020
A Rua Fechada é uma das principais atrações de Maceió aos domingos. Assim como acontece em outras capitais, a exemplo de São Paulo, o trânsito é bloqueado em um trecho da Avenida Sílvio Viana, na Ponta Verde. Isso permite aos pedestres passear, praticar atividades físicas e curtir algumas programações pontuais pela região demarcada.
Por esse motivo, a Rua Fechada se tornou um dos principais pontos turísticos da capital e não pode deixar de ser visitada. Quer saber o que você pode encontrar por lá? Então confira!
Domingo de lazer para toda a família
A programação do Domingo de Lazer, nome oficial do projeto, acontece todos os domingos das 8h às 17h. Lá, além de passear pela área, que é de aproximadamente 800 metros, é possível alugar brinquedos para a criançada, como quadriciclos e bicicletas.
Além disso, o projeto recebe pontualmente diversas ações, como aulas de dança, venda de lanches, apresentações culturais, entre outras.
Por conta de todo esse espaço, a área foi dividida em setores: um deles para trânsito de bikes, patinetes, skates… outro para brincadeiras ao ar livre e outro para receber eventos. A delimitação de cada espaço é feita por cones, que também ajudam a garantir a segurança de quem está no local.
Além disso, para as famílias que desejam aproveitar a culinária local, o entorno da Rua Fechada é repleto de opções de bares e restaurantes, que servem desde pratos da culinária regional até petiscos e drinks variados.
O que fazer no entorno da Rua Fechada?
Por a Rua Fechada estar localizada entre os bairros de Ponta Verde e Pajuçara, não faltam atrações para serem visitadas no entorno dela. Entre os pontos turísticos estão o Totem Eu Amo Maceió, o Pavilhão do Artesanato da Pajuçara e o monumento Gogó da Ema.
Já na parte dos restaurantes você pode encontrar os excelentes Anamá e Janga e, na parte dos bares de praia, os ótimos Lopana e Kanoa, que proporcionam serviços de gastronomia e diversão. Entretanto, vale lembrar que há uma série de outros atrativos que ficam na extensão da área.
Tendência mundial
A tendência de fechar vias públicas e grandes avenidas, abrindo espaço para as pessoas transitarem nos fins de semana, é algo crescente em todo o mundo. Maceió, por sua vez, é referência na iniciativa: afinal, a Rua Fechada existe há mais de dez anos e, desde então, incentiva a ocupação do espaço tanto por turistas quanto pelos próprios moradores.
Organização e segurança
As áreas da Rua Fechada estão classificadas em: eventos de médio porte; eventos de menor porte; músicas e tradições; brinquedos e brincadeiras; área para patins, skates e quadrículos; comércio, serviços e artesanato. Além disso, há um ponto de apoio da prefeitura que funciona como uma central de atendimento ao turista, ou CTA. Todos esses setores são sinalizados por meio de bandeirolas e cones.
Gostou de saber mais sobre a Rua Fechada? Então não deixe de visitar o espaço enquanto estiver na capital alagoana! Além disso, se você quiser acompanhar nossas novidades e ficar por dentro de tudo que Maceió pode proporcionar, não deixe de assinar nossa newsletter!
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.